segunda-feira, 9 de setembro de 2013

NUNCA COCA-COLA



Um dos íons que deve ser retirado do sangue durante a hemodiálise é o fósforo. É um elemento chatinho de tirar, porque só sai, em média, nas duas primeiras horas de diálise. O capilar retira o fósforo que estiver na corrente sanguínea, mas o fósforo que estiver dentro das células demora muito a sair.

Li em algum lugar que durante uma sessão de diálise se consegue retirar 800 mg de fósforo, apenas. Complicado, porque o fósforo é muito difícil de restringir apenas com dieta, exigindo que os pacientes tomem o que chamamos de quelantes de fósforo (ou carbonato de cálcio, ou acetato de cálcio, ou renagel, que é o cloridrato de sevelâmer, ou hidróxido de alumínio). Os quelantes "grudam" no fósforo que ingerimos com os alimentos e o elimina nas fezes.

Os pacientes renais em tratamento substitutivo têm que controlar o consumo de alimentos com fósforo, e evitar ao máximo os de alto teor de fósforo. Adivinha o que tem fósforo? Isso mesmo, a Coca Cola e os refrigerantes similares, à base de cola. Eles têm na sua fórmula de fabricação o ácido fosfórico, ou seja, fósforo líquido! 

A quantidade parece não ser grande, são cerca de 60 mg de fósforo, para uma lata de refrigerante, mas por que beber este tipo de refrigerante se há outros tipos de bebida sem fósforo?

Então o que fazer? Beba limonada ou suco de abacaxi, que têm nenhum fósforo e baixo potássio.

3 comentários:

  1. Leitor, o problema do renal com o fósforo pode se estender se ele baixar demais, mas esta não é a situação mais comum, já que laticínios, carnes e muitos outros alimentos importantes são ricos em fósforo. A hiperfosfatemia (fósforo alto) é muito mais comum que a hipofosfatemia (fósforo baixo).

    ResponderExcluir