segunda-feira, 2 de setembro de 2013

QUANTA ÁGUA DEVO TOMAR?



Uma âncora famosa de jornalismo televisivo me ofereceu água. Eu agradeci, e disse que não podia tomar. Ela insistiu, porque um médico havia recomendado o consumo de dois litros de água por dia. Eu expliquei que no caso dos pacientes em diálise é diferente. Ela pareceu não entender, ou não concordar.

Então vou explicar. Primeiro é preciso saber se o renal está em tratamento conservador (está perdendo a função renal mas ainda não faz qualquer tipo de diálise) ou em tratamento dialítico (faz hemodiálise ou diálise peritoneal. Vou deixar os transplantados de fora, aqui.)

Em tratamento conservador, a "regra dos dois litros" se aplica. Por que? Porque os rins estão funcionando e o paciente urina, ou seja, elimina o excesso de líquido do organismo, junto com elementos que não devem ficar no sangue, como o potássio e o fósforo. Não quer dizer que tenha que ser dois litros exatamente, mas é uma boa referência.

Em tratamento dialítico, o paciente deve consumir meio litro por dia de líquido. Por que? Por que como ele urina pouco ou não urina (anúrico) todo o líquido ingerido, até a próxima sessão de diálise, aumenta o volume do sangue. Isso sobrecarrega o coração, que tem que "bombar" uma quantidade maior de líquido, então vai aumentando sua musculatura e diminuindo sua capacidade.

Outro problema é que se o paciente ganha muito líquido entre as sessões de hemodiálise, ele tem que tirar muito líquido de uma vez (nossa clínica aceita no máximo um litro por hora de sessão, ou seja, quatro litros em uma sessão regular), correndo o risco de passar mal ao final da sessão, apresentando crises de pressão baixa (hipotensão).

Tenho colegas de tratamento que chegam a ganhar de seis a oito quilos entre duas sessões, o que é um suicídio lento.

Então, para não termos a sensação de sede, temos alguns truques, que falarei depois. O que posso aconselhar aos familiares e amigos dos pacientes renais é que apoiem seus esforços para ingerir pouco líquido (incluindo aqui as melancias, sucos, refrigerantes, cafés, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário