quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NOSSA INIMIGA MORTAL



A dieta do Renal Crônico é sempre uma dúvida. O que você pode comer? No período conservador (que é quando sabemos que estamos perdendo a função renal, mas ainda não precisamos de diálise) a dieta é bem mais rigorosa, ficando um pouco mais livre quando iniciamos a diálise.

É problemático escrever sobre dieta, porque há renais crônicos por diversas razões, e uma delas é o diabetes. Então, estes colegas estão no "pior dos mundos" em matéria de comida, porque têm a restrição da insuficiência renal e a do diabetes.

Hoje então quero falar do que não podemos comer: carambola (star fruit, em inglês). Eu já li trabalhos publicados em língua inglesa comunicando óbito por causa da Carambola. Isto mesmo, morte. Há trabalhos mostrando pacientes indo direto para o CTI por ter comido algumas frutinhas inocentes, em forma de estrela.

Em algumas cidades já se proíbe que as lanchonetes sirvam suco de carambola, em função dos riscos para os pacientes renais. A lei se preocupa com as pessoas que são renais e ainda não sabem. O importante é que o renal crônico (e todo mundo devia saber se é ou não) não tome suco, nem coma a fruta in natura.

Uma nutricionista explicou-me que a carambola tem uma neurotoxina que é eliminada pelos rins. Na falta da função renal, ela fica circulando pelo sangue, fazendo estrago. Nunca li nada em literatura acadêmica sobre isso, mas uma coisa é certa: carambola, nem pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário