quinta-feira, 5 de junho de 2014

MAIS UM POUCO SOBRE DEPRESSÃO NA DIÁLISE



Uma das complicações da depressão maior nos pacientes em diálise é o suicídio. Moreira-Almeida e Meleiro (2000) fizeram uma revisão de literatura sobre o tema. Àquela época, eles constataram que a depressão na diálise aumenta em até 15 vezes o risco de suicídio.

Além do suicídio direto, a tentativa de retirar a própria vida, a depressão pode reduzir a esperança de vida do paciente, se ele diminui a aderência ao tratamento, ou seja, para de tomar os remédios corretamente, começa a faltar às sessões de diálise, relaxa com a dieta prescrita e evita atividade física. 

Os médicos chamaram a atenção para um círculo vicioso: a depressão prejudica a adesão ao tratamento, que debilita o organismo do paciente, que aumenta o estado depressivo.

Se você tem idéias suicidas, falta de prazer na vida, culpa excessiva, humor deprimido por duas semanas ou mais, sente que não vale nada, e está bem dialisado, vale a pena procurar um profissional psiquiatra ou psicólogo para tirar a dúvida. Não tente se autodiagnosticar, e muito menos se automedicar.

Tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico são os recursos disponíveis para os pacientes renais com depressão. Vamos usá-los?

Nenhum comentário:

Postar um comentário